O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro

dia-da-arvoreCom objetivo principal de conscientizar a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma riqueza natural das mais importantes. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além de várias outras aplicabilidades, podemos associar a alteração dos níveis hídricos e do regime das chuvas as baixas que tanto dificultaram a vida de paulistanos e paulistanas nos últimos anos.

O dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas